Definindo o recorde: porque a ciência prova que a soja é realmente o “rei dos feijões”

Como se tivesse uma prima bizarra favorita, a soja às vezes é mal interpretada. Discussões sobre os prós e os contras desta fonte de proteína utilizada surgiram como os principais pontos de conversa nos últimos anos, e estudos em ambos os lados causaram um ruído desconfortável. As descrições e o vocabulário usados ​​nesses artigos podem ser tão confusos quanto os próprios argumentos. Obstetric-o que? Isoflave quem? Mas a conclusão chave é que o “rei dos feijões” tem muitas vantagens, especialmente como parte importante da dieta baseada em vegetais.

A conclusão é que a soja é uma proteína de alta qualidade. Às vezes até é chamado de o alimento “perfeita”. A soja contém todos os nove aminoácidos essenciais e estima 1.0 no PDCAAS (isto é, pontuação da digestão correta de aminoácidos de proteínas), tornando-se a proteína baseada em plantas mais eficaz. A soja também contém fibras, cálcio, ferro, ômega-3 e outras vitaminas e minerais essenciais, por isso é um excelente complemento para uma dieta equilibrada. Usá-lo como um feijão em edamam, nozes de soja e tempeh, e também desfrutar dos benefícios da soja a partir de tofu, missô, leite de soja e produtos de leite de soja, como iogurte e queijo.

Dados todos os seus benefícios, queríamos esclarecer o ar e deixar escapar alguns dos mitos comuns sobre esta proteína humilde, mas poderosa.

nutricao-saudavel-Herbaife
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Soja e estrogênio. A soja contém fitoestrogênios fracos que são compostos que ocorrem naturalmente em leguminosas como a soja. Então, o que isso significa para a sua dieta? Os fitoestrogênios são considerados compostos semelhantes ao estrogênio, porque eles têm uma estrutura química semelhante à do corpo. As isoflavonas são os principais fitoestrogênios da soja, mas não atuam da mesma maneira que o estrogênio natural do corpo. De facto, de acordo com a Escola de Saúde Pública Harvard T. H. Chan, os fitoestrogênios podem bloquear a ação do estrogênio no organismo.

A soja causa “manboobs”. Este conto sobre ginecomastia (gineco = feminino, mastia = seios) surgiu como resultado de um estudo de 2008 que documentou os efeitos “feminizantes” em um homem de 60 anos que supostamente bebia 3 litros de leite de soja diariamente. Estimou-se que o indivíduo estava a consumir mais de sete vezes a quantidade de isoflavonas, geralmente consumida por homens mais velhos no Japão e Xangai (onde a ingestão de soja é maior que a média mundial). Enquanto um único relatório de casos como este faz bons títulos, estes não deve ser usados para tirar conclusões. O relatório vem com o aviso de senso comum de se consumir quantidades excessivas de qualquer coisa pode produzir efeitos adversos.

A soja reduz os níveis de testosterona nos homens. Uma meta-análise de vários estudos importantes publicados na revista Fertility and Sterility mostrou que nem os produtos de soja nem as isoflavonas adicionam menores concentrações de testosterona nos homens. A Sociedade Internacional de Medicina Sexual também confirma que o consumo de soja não aumenta ou diminui o nível de testosterona nos homens.

Então aproveite a sua soja, não se preocupe! A moderação é a chave para qualquer dieta equilibrada, e a soja pode-se encaixar facilmente no seu plano geral de nutrição saudável Herbaife.

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